A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO PARCEIRA DO PROFESSOR

8/2/20251 min read

Muitas vezes, o professor é visto como alguém que precisa “dar conta de tudo”: planejar, ensinar, avaliar, inovar, cuidar das questões emocionais da turma e ainda responder às famílias. Nesse cenário, a coordenação pedagógica se torna um apoio essencial.

Mais do que cobrar resultados, a coordenação existe para caminhar junto. É estar disponível para ouvir, orientar e, principalmente, construir soluções ao lado do professor. O olhar do coordenador amplia a visão da sala de aula, oferecendo estratégias que fortalecem tanto o trabalho pedagógico quanto o emocional do docente.

A parceria entre coordenação e professor promove:

  • Apoio nas práticas: sugestões de metodologias, recursos e projetos.

  • Reflexão constante: um espaço de diálogo para repensar e aprimorar estratégias.

  • Segurança e confiança: saber que não está sozinho diante dos desafios.

  • Valorização: reconhecer o esforço e as conquistas de cada docente.

No fim, a coordenação pedagógica é um cuidado com o professor para que ele possa cuidar ainda melhor dos seus alunos. Quando esse vínculo é de confiança e colaboração, todos ganham: escola, família e, sobretudo, a criança.